A pouco mais de um mês do nosso grande encontro, é momento de cada
delegação, centro ou diretório acadêmico, coletivos, e estudantes que
virão para o nosso encontro se articulem e se organizem para fazer parte
deste momento sobretudo para contribuirmos um novo momento do movimento
estudantil de filosofia no nosso país.
➤ O QUE É UM PRÉ-ENEFIL?
É um momento, uma reunião ou um evento que marque o processo de envio de estudantes dos cursos de filosofia de cada universidade para o ENEFIL 2017.
➤ QUANDO FAZER O PRÉ-ENEFIL?
Pelo menos 1 semana antes da vinda da delegação para Fortaleza.
➤ QUANTO TEMPO DURA UM PRÉ-ENEFIL?
Pode ser um turno, um dia inteiro ou até uma semana, desde que haja espaços específicos de atividades de cada um dos 4 eixos: acadêmicas, políticas, culturais e vivenciais.
➤ QUEM DEVE PARTICIPAR?
Todos e todas que vem para o enefil, e mesmo os que não poderão vir, mas que mandarão algum delegado /representante do curso para a Plenária Nacional de Entidades de Base.
➤ QUAIS OS QUATRO EIXOS DO ENEFIL?
Político, acadêmico, cultural e vivencial.
➤ O QUE É O EIXO POLÍTICO?
O movimento estudantil da filosofia, antes mesmo das últimas movimentações do governo golpista de Michel Temer, tem, cada vez mais, surgido entre nós, estudantes de filosofia, a necessidade de organizarmos nossa intervenção política. Não é novidade nenhuma o intento de diversos (des)governos na história do Brasil em retirar a filosofia do currículo das escolas para nos colocar à marginalidade da empoeirada academia.
Nesse sentido, compreendemos que nós, estudantes latino–americanos de Filosofia, organizados enquanto Movimento Estudantil, também somos sujeitos dessa história e que, portanto, devemos pensar nossa inserção nesse contexto, tanto enquanto futuros profissionais da área de Filosofia quanto como Movimento Estudantil. Além do debate sobre as questões da filosofia no Brasil, a Comissão Organizadora se propôs a debater mais profundamente o Movimento Estudantil de filosofia, sua organização, seus entraves e seus rumos.
➤ O QUE É O EIXO ACADÊMICO?
O “eixo acadêmico” é composto por mesas temáticas, com professores(as) na área das Humanas, por minicursos e oficinas, em sua maioria ministrados por colegas de curso e/ou da comunidade no geral, e por comunicações, que geralmente são as pesquisas dos(as) colegas de curso e/ou temáticas que tenham ligação com a filosofia. O 33° ENEFIL traz o tema “Pontes e Muros: Repensar a Filosofia no Brasil”, a proposta é discutir o papel da filosofia no atual cenário político pelo qual passa o país. Discutir qual o papel da Filosofia e dos estudantes frente todas as reformas econômicas e educacional que nos atinge diretamente, tanto enquanto estudantes e enquanto futuros profissionais de Filosofia. O nosso papel é discutir qual o espaço da filosofia na educação básica, na academia, na produção e divulgação filosófica.
➤ O QUE É O EIXO EIXO CULTURAL?
O 33º Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia em suas várias dimensões traz com toda força e regionalidade sete noites de demonstração de arte e cultura. Nossas culturais além de banhadas de muita alegria trazem aspectos enriquecedores que contribuem para o movimento artístico e cultural do nosso Estado. Alguns desses aspectos serão inspirados na Massafeira Livre, o movimento que buscava uma sociedade mais igualitária, pacífica, democrática, política e social, e que teve a participação de cantores e positores, como Belchior, Ednardo, Mona Gadelha e Amelinha como integrantes. Cada noite de encontro será preenchida por atrações da nossa terra que estão divididas tematicamente compondo, assim, o novo cenário da música nacional. Logo, estamos trazendo propostas de muita alegria e diversão para esses setes dias, em seu âmbito cultural, com temáticas durante toda a semana.
➤ O QUE É O EIXO VIVENCIAL?
As vivências propõem ser, através das interações com diferentes organizações sociais, com outros modelos educacionais e econômicos, espaço de aprendizado, de atravessamentos dos territórios que contemplam um saber que muitas vezes é desconsiderado ou subalterno ao saber acadêmico-científico que nos fornece a universidade em seu modo tradicional. Desejamos que esse encontro seja uma espécie de raiz que nutre o desejo de criar soluções, de gerar incômodo e mudar o espaço e o tempo onde estamos imersos.
Serão 3 vivências: no Banco Palmas, na aldeia indígena dos Tapebas e na comunidade do Poço da Draga.
➤ E SE MINHA UNIVERSIDADE NÃO DER O ÔNIBUS?
Motive seu curso a enviar pelo menos um/a delegado/a para Fortaleza. Esta pessoa terá a missão de representar o seu curso na Plenária Nacional, e levar para lá os acúmulos que vocês defendem. O Pré-Enefil, neste caso, servirá para formar esta pessoa sobre o seu papel, e a todos os demais sobre o que esta pessoa defenderá em seus nomes. Aproveitem, e façam uma festinha no final para pagar as passagens deste/a companheiro/a.
➤ ALGUM DOCUMENTO DEVE SER PRODUZIDO?
Sim! No final de cada pré-Enefil (se um curso fizer mais de um, deve haver um documento por cada edição, ou um documento final que sintetize todos os acúmulos) deve ser produzido um documento que será levado para a Plenária Nacional de Entidades de Base, no dia 22 de julho, contendo uma proposta de Estatuto da executiva nacional de filosofia, notas ou propostas de votação.
➤ QUANDO ESTE DOCUMENTO DEVE SER ENVIADO?
Assim que o pré-enefil terminar e o documento for finalizado, precisando ser enviado até o dia 15 de julho de 2017, para o e-mail: enefil2017@gmail.com
➤ QUER SABER MAIS?
Nenhum comentário:
Postar um comentário