O Centro Acadêmico de Filosofia participou de uma reunião extraordinária do colegiado de filosofia realizada na quinta-feira (08/06). Que teve como principais ponto de pauta a questão do mestrado acadêmico, revisão do PPC de filosofia, questões relativa a reunião de área com o curso de Teatro, além do bacharelado.
Em relação ao mestrado acadêmico houve uma longa discussão a cerca da necessidade do mesmo e das condições que temos para apresentar um projeto que não seja recusado pela CAPS. Quanto a necessidade de criação do mestrado acadêmico de filosofia, o colegiado se posicionou de forma unânime em favor do projeto. No entanto houve divergência se teríamos condições de apresentar um projeto em setembro desse ano. Ainda que apenas para pegar experiência ou em 2018.
Diante dessa divergência seguiu-se para votação. Que deu o seguinte resultado: 1 voto favorável a apresentação do projeto agora em setembro, 5 abstenções e 8 contrários. Vencendo portanto a posição da necessidade de um tempo maior de maturação do projeto. Este aliás foi o voto do Centro Acadêmico de Filosofia. Por entender que se não for para fazer um projeto de qualidade, que tenha possibilidade de ser aprovado, é melhor aguardar o momento que isso seja possível.
Ainda sobre esse ponto, como foi aprovado por unanimidade a continuidade do projeto do mestrado acadêmico encaminhou-se em discutir na próxima reunião de planejamento qual seria a linha de pesquisa desse mestrado. Nessa linha o colegiado também se posicionou de forma unânime pela continuidade do projeto de criação do bacharelado. Ainda que o mesmo não seja prioridade para o colegiado de Teatro. Sendo assim definiu-se por tocar o projeto de forma independente. Inclusive ampliou-se a comissão do bacharelado com a incorporação dos professores Diógenes, Isau e Leon.
Já em relação a revisão do PPC de filosofia ocorreu uma divergência entre quem defendia uma câmara específica para realizar esse trabalho e os que defendiam que o trabalho de revisão do PPC fosse feito por todo o colegiado. Seguiu-se então para votação e por 8 votos contra 7 decidiu-se que a revisão do PPC será feita pelo colegiado e não por um grupo reduzido. O CAFIL votou com a maioria, isto é, para que o trabalho de revisão do PPC seja realizada pelo colegiado.
Outra questão importante foi que o colegiado decidiu por unanimidade aprovar os encaminhamentos da reunião de área com o curso de Teatro. Especialmente a realização conjunta da semana acadêmica em outubro e os nomes dos professores Leon e Fábio para comissão de organização da mesma. Outro ponto de convergência foi a perspetiva de realizar a jornada filosófica paralelamente a MOSCA, finalizando o semestre em novembro.
Além das questões acima debateu-se ainda a necessidade de uma postura mais firme do colegiado de filosofia frente a direção de campus, sobretudo diante de uma série de demandas que temos apresentado e tem sido completamente ignoradas. Diante disso decidiu-se acionar formalmente a direção do campus e exigir respostas satisfatórias às nossas demandas.
A reunião foi finalizada com a doação de livros didáticos de filosofia para o colegiado distribuir para os estudantes. O CAFIL ajudará no processo de distribuição desses livros.
Coordenação de Comunicação e Movimentos Sociais
Centro Acadêmico de Filosofia - CAFIL/UFT
Gestão Despertar é Preciso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário