Dicas importantes

livros de pensadores africanos http://filosofia-africana.weebly.com/

o geografo baiano Milton Santos  que teve experiencia e reconhecimento internacional.Podem conhece -lo através da biografia http://fernandoconceicao.com/2015/12/25/milton-santos-uma-biografia-e-lancada/     e da longa entrevista postado na rede https://www.youtube.com/watch?v=9jOmsQ-2sg8

a UNESCO criou a coleção Pensadores sobre Educação que vai de Platão,Aritóteles a Paulo Freire (embora não esteja em ordem cronológica)  que pode ser acessado clicando nos arquivos pdf (em inglês,francês e espanhol) deste site http://www.ibe.unesco.org/en/thinkers-education

Comunicado sobre participação no ENEFIL



O Centro Acadêmico de Filosofia vêm através deste informar que após muita luta conseguimos confirmar um transporte para participação dos estudantes do curso de filosofia da UFT no Encontro Nacional de Estudantes de FIlosofia- ENEFIL, que ocorrerá no mês de julho (16 a 22) em Fortaleza-CE.

Tendo em vista que o veículo só tem 21 vagas, e a demanda inicial era o dobro. Decidimos estabelecer alguns critérios para ocupação dessas vagas disponíveis.

Primeiro, priorizaremos os estudantes que colocaram o nome nas primeiras listas e que já pagaram a inscrição, segundo que irão apresentar trabalhos, terceiro que se comprometam a compartilhar posteriormente a experiência com os demais estudantes do curso. Quarto, que se comprometam participar de fato do evento, pois a viagem não é a turismo, óbvio, teremos os momentos para isso.

Por fim, os que forem selecionados devem comprovar o pagamento da inscrição no ENEFIL. Num prazo que será estipulado posteriormente, para poder garantir a vaga. Os que se dispuserem a ir tem que está ciente que será uma jornada de 10 dias. 6 dias de evento e 4 dias de viagem - dois para ir e dois para voltar. Por tanto partiremos no dia 14 de julho e retornaremos no dia 23 de julho.

Atenciosamente,

Centro Acadêmico de Filosofia - CAFIL/UFT
Gestão Despertar é Preciso! 🌹

Palmas- TO. 25 de Maio de 2017.

Inscrições abertas para interessados em participar do Programa de Auxílio Financeiro para apresentação de trabalhos em eventos científicos ou artísticos no Brasil

As inscrições para interessados em participar do Programa de Auxílio Financeiro para apresentação de trabalhos em eventos científicos ou artísticos no Brasil - que ocorrem nos meses de julho a dezembro deste ano - serão abertas a partir desta quinta-feira (25). O o Edital nº 14/2017, e o anexo I com a Matriz de Produção Acadêmica, publicados pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFT rege o processo. O período de inscrição segue até dia 7 de junho.
Os trabalhos devem ser inscritos pelo primeiro autor e comprovar o aceite em evento científico ou artístico nacional. Podem participar da seleção professores e técnicos administrativos efetivos em exercício, além de alunos graduação e pós-graduação regularmente matriculados na UFT.
Para efetivar a inscrição, o candidato deverá acessar o formulário eletrônico no endereço www.uft.edu.br/auxilioevento2017inscricoes, dentro do prazo estabelecido no edital, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h. A data provável de divulgação dos selecionados será no dia 19 de junho por meio do endereço online www.uft.edu.br/auxilioeventos2017.
Mais informações pelo telefone (63) 3232-8037/8218 ou pelo e-mail auxeventos@uft.edu.br.


quinta-feira, 25 de maio de 2017

REGIMENTO ELEITORAL DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES

O Conselho de Entidades de Base (CEB), do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE-UFT), realizado em Araguaína – TO no dia 21 de Maio de 2017, torna público o Regimento Eleitoral para a eleição da diretoria do DCE-UFT 2017 a 2018, de acordo com os termos a seguir.

CAPITULO I DAS ELEIÇÕES

Art. 1° As eleições para os cargos do DCE-UFT serão realizadas pela Comissão Eleitoral no âmbito geral dos campi.

Art. 2° As eleições deverão acontecer no dia cinco (05) de setembro de dois mil e dezessete (2017), de acordo com o disposto no artigo 3°, alínea A do Estatuto do DCE-UFT, todos os acadêmicos e acadêmicas matriculados regularmente na UFT.

§ 1° As acadêmicas e acadêmicos votarão de acordo com sua localização oficial de matrícula.

§ 2° É vetado o voto por procuração.

Art. 3° Poderá concorrer aos cargos do DCE-UFT qualquer acadêmica e acadêmico devidamente matriculado em qualquer curso de graduação regular da UFT.

Parágrafo Único. Não poderá concorrer a um dos cargos da diretoria a acadêmica ou acadêmico matriculado no último ano de qualquer curso da UFT, exceto mediante documentação comprobatória emitida pela secretaria acadêmica, e os que fazerem parte de quaisquer comissões responsáveis pela condução do processo eleitoral.

CAPITULO II DA COMPOSIÇÃO

Art. 4° O DCE/UFT será composto por:

I. Presidente;
II. Vice-Presidente;
Página 2 de 7
III. 1° Secretário;
IV. 2° Secretário;
V. 1° Tesoureiro;
VI. 2° Tesoureiro;
VII. Secretário de Imprensa e Divulgação;
VIII. Diretor do Departamento de Esportes;
IX. Diretor do Departamento de Assuntos Acadêmicos;
X. Diretor do Departamento Cultural;
XI. Diretor do Departamento de Assuntos Jurídicos;
XII. Diretor do Departamento de Promoções e Eventos.

CAPITULO III DAS INSCRIÇÕES DE CHAPAS

Art. 5° As inscrições de chapas ocorrerão entre os dias primeiro (01) de agosto a sete (7) de agosto de 2017.

Parágrafo Único. Não haverá prorrogação de inscrições, exceto se não houver nenhuma inscrição de chapa. Assim, novos prazos deverão ser definidos pela Comissão Eleitoral.

Art. 6° Serão requisitos, obrigatórios, para inscrição de chapa:

I. Nome da Chapa
II. Nomes completos de seus membros e respectivos cargos pleiteados;
III. Cópia de registro geral e cadastro de pessoa física de cada membro;
IV. Campi e cursos que estudam;
V. Números de matriculas dos candidatos;
VI. Comprovante de Matrícula atualizado;
VII. Histórico Escolar atualizado.

§ 1° É vetada a inclusão de um mesmo nome em mais de uma chapa.

§ 2° Segundo a Portaria Normativa de Nº 402 de 04 de Março de 2015 da UFT, aquelas (es) que utilizam o Nome Social, mediante comprovante da PROGAD, não precisarão apresentar documentação exigida no inciso III deste artigo.


Art. 7° A inscrição será realizada por pelo menos um dos membros das chapas candidatas ao DCE-UFT junto à Comissão Eleitoral.

Art. 8° A inscrição de chapas será homologada pela Comissão Eleitoral (CE) até 48 horas após a inscrição, cabendo a CE publicar a homologação da ou das chapas.

Parágrafo único. A documentação entregue a Comissão Eleitoral, no ato da inscrição, são públicos e de acesso livre a qualquer acadêmica ou acadêmico, mediante solicitação prévia a CE.

Art. 9° O prazo para interpelação de recurso a Comissão Eleitoral será de 24 horas, após a publicação da homologação da ou das chapas.

CAPITULO IV DAS COMISSÕES

Art. 10° O processo eleitoral será conduzido por duas comissões a saber:

I. A comissão eleitoral (CE), responsável pelo processo eleitoral e será formada por sete representantes, eleitos no Conselho de Entidades de Base do DCE-UFT, os quais terão direito a voz e voto nas decisões da referida comissão.

II. A comissão de Votação e Apuração (CVA), formada por três representantes, sendo um indicado pela CE e dois indicados pelos Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos de cada campi até 14 de agosto de 2017.

Parágrafo Único. Após indicação dos membros CVA’s, deverão encaminhar à relação dos componentes à CE até uma semana antes da eleição.

Art. 11° A comissão eleitoral será composta por:

I. Presidente;
II. Vice-presidente;
II. Cinco Secretários.

§ 1° - O Presidente da CE será escolhido internamente pelos membros da CE.

§ 2° - Os membros das Comissões não poderão concorrer a cargos ao DCE-UFT.

Art. 12° Compete à Comissão Eleitoral:

I. Divulgar o Regimento Eleitoral;
II. Receber e homologar a ou as inscrições de chapas;
III. Receber e julgar pedidos de impugnação de chapa;
IV. Divulgar as atividades da CE e CVAs;
V. Fazer o sorteio da ordem das chapas, na presença das mesmas;
VI. Confeccionar as cédulas de votação;
VII. Organizar o calendário de debates públicos, em consenso entre as chapas concorrentes ao pleito e a CE. Não havendo consenso, a CE fica responsável por marcar e organizar o debate.
VIII. Computar os votos;
IX. Fazer a Ata da eleição constando o número de votantes, os votos válidos de cada chapa, os votos nulos e os votos em branco. Sendo a Ata assinada pelos membros da CE;
X. Proclamar os eleitos e dar-lhes posse;
XI. Julgar os recursos apresentados após as eleições, no prazo de vinte e quatro horas;
XII. Credenciar os fiscais das chapas concorrentes.
XIII. Garantir o direito as acadêmicas e aos acadêmicos com necessidade especiais ao voto, confeccionando cédulas adaptadas e acessibilidade aos locais de votação.

Art. 13° - Compete a Comissão de Votação e Apuração:

I. Afixar o Regimento Eleitoral convocando as eleições nos campi e demais locais internos de divulgação;
II. Solicitar junto a Secretaria do Campus a lista de matriculados por curso e período;
III. Fazer a Ata da Eleição do Campus constando o número de votantes, os votos válidos de cada chapa, os votos nulos e os votos em branco. Sendo a Ata assinada pelos membros da CVA, divulgada e enviada à Comissão Eleitoral.
IV. A CE e CVA solicitarão, preferencialmente, urnas eletrônicas junto ao TRE ou Cartório de sua zona eleitoral. Não sendo possível usar-se-ão urnas com lacre junto ao TRE ou Cartório de sua zona eleitoral ou proceder à confecção da mesma, assegurando sua inviolabilidade.

Parágrafo Único. As CVA’s serão dotadas de autonomia para resolverem eventuais problemas que possam surgir durante o processo eleitoral, excluindo-se impugnações de candidatos, em sua unidade de jurisdição, cabendo recurso à CE.

CAPITULO V DA IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATOS


Art. 14° - A impugnação de candidatura, cujo prazo é de quarenta e oito horas após homologação da ou das chapas, far-se-á mediante requerimento por escrito e fundamentado, dirigido a Comissão Eleitoral, e só poderá basear-se em causa de inelegibilidade constitucional, legal ou regulamentar.

Parágrafo Único: A chapa a ser impugnada será notificada por escrito pelo Presidente da CE e terá o prazo de 24 horas, a partir do recebimento, para apresentar sua defesa. Na omissão ou defesa fora do prazo a chapa terá seu registro cassado.

Art. 15° Os recursos cabem até o momento da apuração.

CAPITULO VI DA CAMPANHA ELEITORAL

Art. 16° A divulgação das chapas deverá nortear-se nos limites do debate de ideias contidas nos programas que nortearão a ação das mesmas.

Art. 17° A fixação de faixas, cartazes, panfletos e documentos, em espaços externos e vias limítrofes aos domínios Universidade Federal do Tocantins, serão igualmente franqueados a todas as chapas e deverão respeitar o meio ambiente e o patrimônio universitário.

Art. 18° Não serão permitidas durante o período de campanha:

I. Propaganda em veículo de comunicação de massa como TV, rádio, jornais e revistas;
II. Atos de campanha que danifiquem o patrimônio da UFT;
III. Propaganda e a realização de eventos fora do campus da UFT;
IV. Contratação de cabos eleitorais;
V. Uso de serviços de órgãos públicos (exceto os que forem fiscalizados e aprovados pela comissão eleitoral, respeitando a proporcionalidade);
VI. Distribuição de brindes (camisetas, bonés, canetas, chaveiros, etc) e/ou dinheiro como tentativa de convencimento.

Parágrafo Único: Será impugnada a chapa que descumprir os itens deste artigo.

Art. 19° A votação acontecerá dia 5 de setembro de 2017, conforme o art. 2° desse regimento nos seguintes períodos:

I. 1° período das 8h30min às 12 horas, matutino.
II. 2° período das 14h30min às 18 horas, vespertino.
III. 3° período das 19h00min às 22 horas, noturno.

Parágrafo Único. Em caso de chapa única a mesma será considerada eleita se atingir 50% + 1 votos válidos da maioria simples de votantes.

Art. 20° A Cédula eleitoral será impressa constando, em sua parte frontal, os nomes e os números das Chapas concorrentes ao pleito, antecedida por um quadro com a opção de voto; no verso deverão ser feitas as rubricas de um integrante da respectiva mesa receptora de votos e de um membro da CE.

Art. 21° Todos os votantes deverão identificar-se com documento oficial com foto, desde que o nome conste na lista enviada pela secretaria.

Parágrafo Único. A ausência do nome deverá ser analisada pela CVA, de acordo com o parágrafo único do Art. 12°.

Art. 22° As acadêmicas e acadêmicos votarão em cédula única assinalando apenas uma chapa entre as inscritas e homologadas.

Art. 23° Na cédula única estarão impressos a numeração e o nome das chapas bem como suas respectivas assinaturas.

CAPITULO VII DA APURAÇÃO E POSSE

Art. 24° Será instalada mesa apuradora dos votos pela CVA logo após o encerramento da votação, devendo a mesma proceder à contagem dos votos.

Parágrafo Único. A CVA procederá à abertura das urnas e consequentemente a contagem dos votos à vista dos membros das chapas ou de fiscais das mesmas.

Art. 25° O resultado será dado logo após a apuração dos votos. A posse da diretoria eleita dar-se-á em sete dias após o julgamento dos recursos, ficando à chapa eleita a opção de data e local para cerimônia de posse.

Art. 26° Será considerada impugnada a urna que apresentar uma diferença maior que 5% (cinco por cento) entre o total de cédulas e o número de assinaturas em lista ou com lacre violado.

CAPITULO VIII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 27° A CE deverá encaminhar relatório conclusivo de suas atividades a comunidade acadêmica da UFT.

Art. 28° - OS CASOS OMISSOS DESTE REGULAMENTO SERÃO RESOLVIDOS TENDO COMO BASE O CÓDIGO ELEITORAL, LEGISLAÇÃO ELEITORAL BRASILEIRA E ESTATUTO DO DCE-UFT.

Art. 29° Este Regimento Eleitoral entra em vigor na data de sua publicação.

ARAGUAÍNA-TO, 21 de Maio de 2017.
Conselho de Entidades de Base (CEB)
Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFT)

ATA DO CONSELHO DE ENTIDADES DE BASE

Aos vinte e um de maio de dois mil e dezessete às nove horas da manhã no auditório II do 1 Bloco C do câmpus Araguaína unidade Cimba, da Universidade Federal do Tocantins, iniciou–se o credenciamento para o CEB - Conselho de Entidades de Base – compondo a mesa como 3 presidente Rodrigo Gomes de Sousa, e como secretários Antonio Rhamon da Silva Belem atual  secretário do Diretório Acadêmico (DA) e Felipe Brito dos Santos atual presidente do Centro Acadêmico (CA) de Química, ambos do câmpus Araguaína, sob os seguintes pontos de pautas: 

Prestação de contas da última gestão do DCE/UFT; 

Eleição de suplentes discentes para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFT) e Conselho Universitário (CONSUNI); 

Aprovação do Regimento Eleitoral do DCE/UFT; 

Eleição da Comissão Eleitoral do DCE/UFT. 

O CEB foi composto pelas seguintes entidades, Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos da UFT, e seus representantes, conforme o credenciamento, respectivamente: CA’s de Miracema – TO com os cursos de Educação Física - Patrícia Moreira de Oliveira, Psicologia - Izabela Novais de Souza Machado e Pedagogia - Liliane Alves Bezerra; CA’s de Tocantinópolis – TO com os cursos de Ciências Sociais - Denisvan Souza dos Santos, Educação do Campo e Pedagogia – Felipe Wenderson M. da Silva, - Educação Física – Kenneth Andersson Chaves Carvalho, CA’s de Arraias – TO com os cursos de Matemática – Cristh Junior Pereira Carvalho, Pedagogia - Vinicius Barreto e Melo e Turismo Patrimonial e Socioambiental – Senun da Silva Santana, CA’s de Araguaína – TO com os cursos de Biologia - Kassia de Oliveira Madaleno, Física - Rodrigo Costa Alencar, Letra - Jhon Silva de Moura, Medicina Veterinária - Gustavo Costa Freitas, Química - Felipe Brito dos Santos, Geografia - Pitágoras Carvalho Almeida. CA’s de Porto Nacional – TO com os cursos de Biologia – Sara Coralina P. Lima, 21 História – Paulo Célio José da Silva, Letras – Ana Luiza Barbosa Parente Ferreira, Libras – Thallyta Teixeira Silva, Relações Internacionais - Thatiane Leticia Rodrigues Ribeiro. CA’s de  Palmas – TO com os cursos de Engenharia de Alimentos - Fellyphe Augustho Gonzaga Carvalho Rodrigues, Filosofia – Pedro Ferreira Nunes, CA’s de Gurupi – TO com os cursos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia – Hugo Gabriel Teles Tenório, Engenharia Florestal - Wendel Marciano Freitas Lima e Química Ambiental – Ramilla Rizzia M. de Souza, DA de Araguaína  – TO com seu representante Antonio Rhamon da Silva Belem; DA de Gurupi – TO com seu representante Josevan Barbosa de Souza; DA de Miracema – TO com seu representante Bianca  Pereira da Silva; DA de Porto Nacional – TO – com seu representante Lucas Gabriel dos Santos  Oliveira; DA de Arraias – TO – com seu representante Vinicius Barreto e Melo. O CEB iniciou-se às dez horas e vinte minutos com as seguintes propostas: 

1. Que a votação para os conselheiros do CONSUNI e CONSEPE fossem feitas por meio de montagem de chapas, proposta elaborada pelo discente Vinicius Barreto e Melo represente do Centro Acadêmico de Pedagogia e do Diretório Acadêmico do câmpus Arraias da UFT.;

 2. Elaboração de uma carta enfatizando o posicionamento contrário dos e das estudantes contra a data escolhida para as eleições da reitoria, marcada para o dia nove de junho de dois mil e dezessete elaborada por Rodrigo Gomes de Sousa,  presidente da mesa; 

3. Nova eleição para a escolha de novos conselheiros no CONSEPE e CONSUNI, elaborada por Pitágoras Carvalho Almeida, representante do CA de Geografia; 

4.Para que a próxima eleição dos conselheiros no CONSEPE venha ocorrer por votação direta nos câmpus, sendo que cada câmpus fica responsável por dois nomes. Logo após iniciou-se a Aprovação do Regimento Eleitoral do DCE/UFT, que foi aprovado, sob as seguintes modificações: Inscrição: 01 a 07 de agosto de 2017; Campanha: 09 de agosto a 04 de setembro de 2017; Eleição: 05 de setembro de 2017; Homologação: 08 de agosto de 2017. 

Foi encaminhada a mesa, uma possível impugnação de um dos discentes presentes no plenário, devido este não ter nenhum vínculo com a UFT, mas logo foi comprovado que este sim, tinha vínculo com a universidade. Seguinte a isso foi solicitado que os candidatos aos cargos para conselheiros montassem as chapas para votação, para o CONSEPE foram eleitos os seguintes nomes: Araguaína: Pitagoras Carvalho Almeida e John Silva de Moura eleita com 20 votos a favor e 5 abstenções; Tocantinópolis: Felipe Wenderson Martins da Silva e Kenneth Andersson Chaves Carvalho com  unanimidade; Miracema: Patricia Moreira e Liliane Alves, com unanimidade; Porto Nacional: Thallyta Teixeira Silva e Ana Luiza Barbosa Parente, por unanimidade; Gurupi: Wendel Marciano F. Lima dos Santos e Hugo Gabriel Teles Tenório, com 23 a favor e 3 abstenções; Palmas: Silvia Alyne soares de Sousa (atual conselheira do Consepe) e Fellyphe Augustho G. C. Rodrigues, com unanimidade; Arraias: Cristh Júnior Pereira Carvalho e Senun da Silva Santana, com unanimidade. Enquanto aos conselheiros para o CONSUNI eleitos, são estes: Araguaína – Gabriel Henrique Macêdo de Araujo; Miracema – Bianca Pereira da Silva; Gurupi – Josevan Barbosa de Souza; quanto aos suplentes: Lucas Gabriel dos Santos Oliveira, Vinicius Barreto e Melo, e Denisvan Souza dos Santos; votados por unanimidades dos votantes. Logo a isso,  iniciamos o processo de votação para os integrantes da Comissão Eleitoral do Diretório Central  Estudantil (DCE), são estes: Ismael Barreto Neves Junior, Hudson N. de Sousa Filho, Paulo Celio Jose da Silva, Pedro F. Nunes, Elziangela (indicação por Felipe Wenderson Martins da Silva), Regimônica Craveiro da Silva (Josevan Barbosa de Souza), Hugo Junior (indicado por Vinicius Barreto e Melo), todos votados por unanimidade. Após a aprovação dos nomes deu-se por encerrado o Conselho de Entidades de Base da Universidade Federal do Tocantins. Assinam essa Ata todos os Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos presente. 

Rodrigo Gomes de Sousa
Presidente da Mesa
Conselho de Entidades de Base

Momentos da I Jornada Filosófica da UFT

A I Jornada Filosófica da UFT foi um sucesso. Confira alguns momentos desse importante evento no qual o CAFIL foi parceiro.
















Informe do CEB-Araguaina

O Centro Acadêmico de Filosofia participou no último domingo (21/05) no campus Cimba em Araguaína, do Conselho de Entidades de Base -CEB. Tendo como principal objetivo, além de discutir a situação política da Universidade, deliberar sobre às eleições para o Diretório Central dos Estudantes -DCE que esta em vacância desde novembro de 2016.


Em relação a consulta eleitoral para reitoria os estudantes decidiram ratificar os nomes de Marcos Jhones (Palmas), Lucas Gabriel (Porto Nacional) e Bianca Pereira (Miracema) para comissão eleitoral. Porém Bianca desistiu e indicou o nome do Ismael, também de Miracema, que foi aprovado por todos. Além desses nomes foram aprovados suplentes para comissão eleitoral.


Os estudantes decidiram também se posicionar contrário a data da consulta eleitoral, tendo em vista que essa eleição a toque de caixa não possibilita uma discussão profunda da universidade que queremos. E que além de tudo impossibilita a participação de muitos estudantes que já estarão de férias.


Os estudantes também elegeram os novos representantes discentes no Consepe e no Consuni. No Consuni seremos representados agora por Bianca (Miracema), Felipe (Araguaina) e Josevan (Gurupi). E os suplentes Lucas (Porto Nacional), Vinícius (Arraias) e Denisvan (Tocantinopolis). Para o Consepe foram eleitos dois representantes de cada campus, os representantes de Palmas serão Alyne (Pedagogia) e Felipe (Engenharia de Alimentos) .


Em seguida colocou-se em discussão o regimento eleitoral para às eleições do DCE -UFT. E foram aprovadas as datas do processo eleitoral que serão: Inscrição de chapa de 01 a 07 de agosto; Campanha eleitoral de 09 de agosto a 04 de setembro; E as Eleições que serão no dia 05 de setembro.


Por fim aprovou-se os nomes da Comissão Eleitoral para às eleições do DCE que além de comandar o processo eleitoral responderá pelo Diretório Central dos Estudantes nesse período. Os membros eleitos foram: Paulo Célio (Porto Nacional), Regimonica (Gurupi), Ismael (Miracema), Hudson (Araguaína), Hugo Jr (Arraias), Elisângela (Tocantinópolis) e Pedro Ferreira (Palmas).


O CEB foi encerrado num clima de muita alegria e um sentimento de missão cumprida, sobretudo pelo fato de que os CEBs anteriores não aconteceram por falta de quórum.


O Centro Acadêmico de Filosofia saúda a todas e todos os estudantes e suas respectivas entidades que participaram do evento. Faz um agradecimento especial aos camaradas de Araguaína que organizaram e conduziram o CEB de forma inquestionável. Um CEB histórico, com o protagonismo do interior. Que mostrou que o movimento estudantil de luta e revolucionário está vivo na UFT.


Nós do Centro Acadêmico de Filosofia - Gestão Despertar é Preciso! Reafirmamos o compromisso com esse movimento. E vamos juntos no interior e na capital construir essa luta.


Saudações revolucionárias,


Centro Acadêmico de Filosofia - CAFIL/UFT
Gestão Despertar é Preciso! 🌹


                                                             
 Palmas-TO, 23 de Maio de 2017.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Convocação para o conselho de Entidade de Bases (CEB) da Universidade Federal do Tocantins que irá acontecer no dia 21 de Maio de 2017, no cãmpus de Araguaína

A Comissão Eleitoral do Diretório Acadêmico da Universidade Federal do Tocantins – câmpus de Araguaína, em consonância com o Estatuto do DCE/UFT, como exposto em seu artigo 13º “§ 2º - As reuniões extraordinárias serão convocadas pela diretoria do DCE ou por uma entidade de base referendada pela maioria, sendo a convocação feita com antecedência de 10 (dez) dias”, convoca todos os centros acadêmicos e diretórios acadêmicos, para o conselho de Entidade de Bases (CEB) da Universidade Federal do Tocantins que irá acontecer no dia 21 de Maio de 2017, no cãmpus de Araguaína, a partir das 9h da manhã, com inicio dos credenciamentos sendo às 7h30 da manhã. Sendo abordadas as seguintes pautas: 

1. Prestação de contas da última gestão do DCE/UFT; 

2. Eleição de suplentes discentes para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFT) e Conselho Universitário (CONSUNI); 

3. Aprovação do Regimento Eleitoral do DCE/UFT; 

4. Eleição da Comissão Eleitoral do DCE/UFT. 

5. Eleição de representantes discentes para a Comissão da Consulta Eleitoral da Reitoria. Tendo em vista a atual vacância do DCE/UFT, coloca-se como necessário e urgente, que as entidades de base hajam no sentido de dar inicio ao processo eleitoral para a escolha da próxima gestão, de forma que a comunidade discente como um todo, não seja prejudicada pela a inexistência total de um DCE. 

Araguaína - TO, 11 de Maio de 2017. 

RODRIGO GOMES DE SOUSA 
Presidente da Comissão Eleitoral do DAUFTA

Show ‘Passarim do Jalapão’ com Dorivã é a próxima atração do Festival “Palmas para o Mundo”


Com músicas consagradas e novo repertório, o público palmense irá conferir a poesia musicada do cantor e compositor tocantinense, Dorivã Borges, no dia 19 de maio, às 20h30, com o show “Passarim do Jalapão”, no Theatro Fernanda Montenegro no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.  O evento dá sequência às apresentações musicais do Festival “Palmas para o Mundo”, uma realização da Fundação Cultural de Palmas (FCP) que visa fortalecer e difundir a riqueza cultural tocantinense por meio da música.

O show contará com a gravação ao vivo de DVD que integra a próxima etapa do projeto com a promoção, divulgação e intercâmbio, por meio da Fundação Cultural de Palmas, das apresentações do festival em países latinos americanos e em outros estados do país.

Para o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Hector Franco, o Projeto consiste em uma plataforma para que cultura palmense viaje pelo mundo. “Visamos fortalecer o trabalho dos nossos artistas, ao oportunizar meios deles projetarem sua arte difundindo nossa riqueza cultural por meio da música, tanto para a nossa sociedade, quanto para o mundo”, ressaltou o presidente.

O Festival “Palmas para o Mundo” conta ainda com a parceria da Organização Jaime Câmara, Agência Public, Teatro Contágius e Cia de Dança.

Show
A poesia musicada de Dorivã é apresentada no show em 15 canções entre músicas consagradas e novo repertório, uma obra poético-musical valiosa que representa o Tocantins de maneira única, revisita e divulga de forma envolvente, suas raízes culturais bem exemplificadas na canção ‘Passarim do Jalapão’.

Sobre Passarim do Jalapão
O “Passarim do Jalapão”, carinhosamente apelidado assim pelos tocantinenses é o cantor e compositor Dorivã Borges, natural de Cristalândia no estado do Tocantins. Dorivã circula com o Show ‘Passarim do Jalapão’ desde 2015, participou do projeto SESC Amazônia das Artes na turnê pelos estados amazônicos Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Piauí, estado convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação com o cenário sociocultural da região. Comemora 30 anos de carreira com uma obra com composições que poderiam ser consideradas tão somente regionais, não fosse à linguagem melodiosa de seus ritmos de influência da cultura negra e indígena, como a sússia, catira, jiquitaia, foliado, que são apresentados de uma forma contemporânea e inusitada, ao mesmo tempo simples e de uma poesia profunda e envolvente.

Roda de conversa
Antes do show, às 19h, em parceria com a UFT/PROEX, acontece na Sala Sinhozinho – Cine Cultura, evento paralelo voltado para estudantes e professores, uma roda de conversa com o tema: “Economia Criativa da Música e Desenvolvimento Regional Sustentável”, com a participação do professor Waldecy Rodrigues (UFT), da professora de dança Meire Maria Monteiro e do músico Diego Brito, mestre em música pela UFG, que objetiva aproximar a música do Tocantins com o meio acadêmico.


Ficha Técnica
Direção Geral: Dorivã Borges
Direção Musical: Luiz Chaffin
Direção Cênica e Artística: Meire Maria
Produção Executiva: Regina Reis
Voz e Violão: Dorivã
Banda:
Luiz Chaffin - violões aço e nylon, bandolim, violão de 12 cordas e guitarras
Jessé Fonseca - teclas e vocais
Marcelo Maia - baixo
Edilson Morais - percussão.
Técnico de som: Léo Bessa
Produção: Associação Contágius – Cia. de Dança e Teatro



Serviço:
O quê: Projeto “Palmas Para o Mundo” com o show ‘Passarim do Jalapão’
Quando: 19 de maio
Horário: 20:30h
Onde?:  Theatro Fernanda Montenegro no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Quanto: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).
Contato para ingressos: ingressos à venda no Espaço Cultural: Cine Cultura (18h às 22h) 2111-2405 e no Centro de Ensino e Treinamento Artístico (CETA) -2111-2406 em horário comercial.

Consulta Eleitoral para Reitoria

Devido a situação e vacância do Diretório Central dos Estudantes - DCE. Representantes dos Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos  da Capital e do interior, se reuniram para indicar seus representantes que comporão a comissão eleitoral para consulta eleitoral da reitoria que ocorrerá no final de junho.

Por ampla maioria os Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos, entre eles o CAFIL, elegeram os estudantes Bianca (Miracema) Marcos Jhones (Palmas) e Lucas Gabriel (Porto Nacional) para compor a comissão eleitoral.

Centro Acadêmico de Filosofia
Gestão Despertar é Preciso!

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Reunião Coordenação Geral do CAFIL/UFT

A Coordenação Geral do Centro Acadêmico de Filosofia - CAFIL/UFT - se reuniu nesta quinta-feira (11/05). As principais questões discutidas na reunião foi a cerca das atividades e ações que o CAFIL tem participado. Como por exemplo as reuniões do colegiado de filosofia onde temos participado ativamente defendendo os interesses dos estudantes - sendo que temos publicizado através de informes - as principais questões discutidas e deliberadas bem como a posição que temos tomado. 

Outro ponto discutido foi a cerca da nossa participação no ENEFIL. Após uma primeira negativa por parte da direção da UFT em atender a nossa solicitação de um ónibus, recorremos ao colegiado e a coordenação do curso de Filosofia, e após esse movimento conseguimos um aceno por parte da Universidade em conseguir um transporte para participarmos do ENEFIL. Ainda estamos aguardando a confirmação definitiva do ónibus para começarmos a mobilização e uma campanha financeira para ajudar nos custos da viajem. O gabinete da reitoria se comprometeu em dá uma resposta definitiva nos próximos dias. Assim que confirmado faremos uma ampla divulgação.

Também apresentamos na reunião um balanço dos pedidos de camisetas do curso feito até agora. Foram três pedidos que totalizaram 73 camisetas. A maioria já foram entregues, e as restantes chegaram na próxima semana. Com isso o CAFIL encerra a confecção de camisetas nesse período. No entanto se compromete em retomar no próximo período que se inicia em agosto. O CAFIL agradece a todos os estudantes que acreditaram no projeto das camisetas e que com sua participação fizeram ser possível acontecer. Hoje é inegavel que já temos uma mudança na identidade do curso de filosofia no campus Palmas.

Nessa linha de fortalecer a imagem do Curso de Filosofia e do CAFIL foi informado do oficio encaminhado para Coordenação do Curso de Filosofia solicitando uma sala para o Centro Acadêmico. Onde possamos fazer nossas reuniões, fazer nossas formações, receber as demandas dos estudantes e criar uma biblioteca compartilhada entre estudantes e professores do curso.

Na oportunidade também foi reforçado a importância da 1º Jornada Filosófica da UFT, evento do qual o CAFIL é parceiro e se comprometeu junto a coordenação do curso em contribuir com a mobilização. E desde já fazemos um convite para que todos os estudantes participem ativamente das comunicações e mini-cursos.

Diante da deliberação do colegiado em não ofertar as disciplinas de verão para estudantes com pendência agora em junho/julho. Decisão a qual o CAFIL foi contrário. Iremos buscar junto a Coordenação do Curso de Filosofia criar as condições para essas disciplinas sejam ofertadas em Novembro/Dezembro. Outros encaminhamentos da reunião da Coordenação Geral do Centro Acadêmico de Filosofia foi de que diante do afastamento do Raidon Charles do curso, o Pedro Luciano que é estava na suplência assume no lugar dele. Também deliberou-se de buscar junto a coordenação do curso o regimento de funcionamento do colegiado de filosofia. E por fim discutiu-se a possibilidade de realizar reuniões virtuais da coordenação geral do CAFIL. Encaminhou-se portanto de ver qual o melhor canal para tanto.


Centro Acadêmico de Filosofia - CAFIL/UFT
Gestão Despertar é Preciso!

Informe da Reunião do CAFIL com a Coordenação do Curso de Filosofia

Nesta quinta-feira (11/05)  a Coordenação Geral do Centro Acadêmico de Filosofia participou de uma reunião com os Professores Eduardo Simões e Juliana Santana que estarão a frente da Coordenação de Filosofia no próximo biénio. Tratou-se de uma reunião muito produtiva na qual a conversa num tom bem informal caminhou no sentido de buscarmos conjuntamente fortalecer o curso de filosofia na UFT. Sobretudo  levantando a auto estima dos estudantes que muitas vezes acaba desistindo do curso por falta de apoio e perspectiva. Tanto o CAFIL como a Coordenação do curso de Filosofia devem ser esse ponto de apoio. A experiência dos Professores Eduardo e Juliana que também já foram coordenadores de Centros Acadêmicos quando estudantes muito nos inspiram para continuarmos a nossa missão a frente do CAFIL. Diante de tudo que foi conversado na reunião muitos eventos virão e esperamos contar com a participação de todos os académicos.


Centro Acadêmico de Filosofia - CAFIL/UFT
Gestão Despertar é Preciso!

Reunião extraordinária do Colegiado de Filosofia

Informe do Centro Acadêmico de Filosofia sobre a reunião extraordinária do Colegiado de Filosofia realizada no dia 05/05.


Os principais pontos discutidos e deliberados na reunião foi a cerca da redistribuição do professor Marco Aurélio, a possibilidade de disciplinas de verão para estudantes que estão pendentes em algumas matérias, além de informes sobre a comissão do bacharelado e da eleição do novo coordenador substituto da especialização.

Sobre a redistribuição do professor Marco Aurélio o colegiado decidiu que o processo será suspenso pelo fato de não ter obedecido os trâmites legais que a legislação em vigor exige. No entanto essa questão poderá voltar a ser pautada no colegiado quando as pendências burocráticas forem sanadas. O CAFIL tem buscado dialogar com todos estudantes do curso bem como com o movimento estudantil da UFMA para quando necessário se posicionar sobre essa possível permuta entre os professores Marco Aurélio e Wellington Amorim. Sobretudo se o colegiado de filosofia aceita o não o ingresso do professor Wellington Amorim.

A cerca da possibilidade de oferta de disciplinas de verão em caráter especial para estudantes que estão com pendência em algumas disciplinas dificultando os mesmos a concluir o curso. Decidiu-se por maioria a impossibilidade de ofertar essas disciplinas agora em julho, tendo em vista o prazo limitado que a direção do campus exigiu que fosse apresentado quais disciplinas e quantas vagas seriam ofertadas. os representantes do Centro Acadêmico de Filosofia através dos seus representantes votou pela oferta das disciplinas, no entanto foram votos vencidos. O CAFIL reconhece que de fato o período para levantar a demanda bem como apresentar quais disciplinas serão ofertadas, o número de vagas e a modalidade do curso é de fato muito curto (menos de uma semana). No entanto defenderemos que no final do próximo período tenha sim a oferta dessas disciplinas, pois a coordenação do curso de Filosofia com o apoio do CAFIL terá tempo suficiente para planejar e realizar essa demanda, que é uma demanda real dos estudantes do nosso curso.

Outro ponto discutido na reunião extraordinária do colegiado de filosofia foi como anda os trabalhos da comissão do bacharelado. Após realizado duas reuniões e alguns levantamentos a cerca da viabilidade do bacharelado de filosofia percebeu-se a necessidade de realizar uma reunião de área com o Teatro para que decidam conjuntamente quais os passos a seguir. A comissão do bacharelado chegou a conclusão de que se não houver um processo de reforma da licenciatura da Filosofia e do Teatro o bacharelado não avançará, por isso a necessidade da reunião de área.

Por fim o professor Diógenes foi aclamado o novo coordenador substituto da especialização.

Centro Acadêmico de Filosofia - CAFIL/UFT
Gestão Despertar é Preciso!

ENCONTRO NACIONAL PIBID-FILOSOFIA – III ENPF

O Encontro Nacional do PIBID-Filosofia (ENPF) se constitui atualmente no principal fórum de discussões/debates/troca de experiências entre os projetos do PIBID-Filosofia em âmbito nacional.
O III ENPF acontecerá em Natal entre os dias 26 e 28 de junho de 2017.

A segunda chamada para apresentação de trabalhos vai até o dia 21 de maio de 2017.
Convidamos a todos para estarem em Natal em junho para a realização de um grande evento.
Os interessados podem acessar todas as informações e também realizar as inscrições no site do evento: https://natalpibidfilosofia.wixsite.com/enpf 
Visite também nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/natalpibidfilosofia/


Att,


Dr. Jaime Biella 
Coordenador do PIBID-Filosofia UFRN